O corpo da mulher é algo fascinante – os homens que o digam – e até por ser capaz de abrigar vida humana dentro dele, sua sexualidade é, ao mesmo tempo, complicada e interessante. Por isso vale a pena descobri-la. E, muitas vezes, o clitóris é esquecido: um órgão pequeno, mas fundamental para gerar prazer às mulheres. Quer saber mais?

Por Cristian Pessoa

10 – É melhor para o orgasmo

Apesar de existirem os orgasmos vaginais, somente cerca de 30% das mulheres consegue ter um orgasmo por meio da penetração. O restante das mulheres que atingem orgasmo (nem todas chegam lá) precisam de algum tipo de estímulo direto do clitóris.

9 – O clitóris é maior do que parece

Marie Bonaparte fez uma cirurgia para mover o clitóris e assim deixá-lo mais perto da vagina. A intenção dela era chegar ao orgasmo facilmente por meio da penetração. No entanto sua ideia não funcionou porque ela não sabia que apenas um quarto do clitóris é visível e o restante é interno. A cabeça e uma espécie de capuz ficam fora do corpo. Tecido erétil, glândulas, bulbos vestibulares e coluna estão dentro.

Clitóris, fonte de prazer

8 – É muito parecido com um pênis

Apesar de hoje você não poder imaginar, até os três meses de gravidez teu corpo tinha os mesmos genitais que os do sexo oposto. Por isso, o clitóris e o pênis têm a mesma origem, mas depois ficam diferentes. Inclusive, o comportamento é muito similar: fica ereto quando se excita. Porém, por sorte, não é visível e permite às mulheres não terem que medi-lo e compará-lo com o de suas amigas.

Sim, é isso que você acabou de ler. O clitóris não tem outra função a não ser dar prazer sexual para a mulher. Apesar de as mulheres terem outros pontos de prazer, muitos deles têm outras funções. O clitóris, não.

Mulher sensual

6 – Todos são diferentes

Como tudo na natureza, há variedade. Há clitóris pequenos, grandes, mais ou menos escondidos. Alguns aumentam de tamanho quando a mulher está excitada, outros precisam de muita pressão para que isso aconteça. Por isso, é importante que as mulheres conheçam seu próprio corpo para que saibam a melhor maneira de receber prazer.

Clitóris, um dos principais segredos do prazer

5 – Uma só palavra

A palavra clitóris vem do grego clitóris e significa “chave”. O mais curioso é que a palavra é praticamente universal, conhecida em qualquer país. Isso dá algumas vantagens ao viajar, não?

4 – Não envelhece

Já sabemos que as mulheres podem ter orgasmos múltiplos. E também sabemos que o clitóris é o principal ponto de prazer do corpo feminino. No entanto, não envelhece: uma vez que a mulher amadurece, o clitóris mantém sua sensibilidade pro resto da vida. Por isso, terá a mesma capacidade de chegar a um orgasmo aos 30 e aos 95.

3 – O cérebro estimula o clitóris

O orgasmo de uma mulher é produzido graças aos nervos de seis tecidos diferentes. Quando os impulsos nervosos do clitóris chegam ao cérebro se produz um orgasmo. Mas estas vias são diferentes em cada mulher e mudam segundo as etapas: gravidez, lactância e menopausa. Enquanto o córtex cerebral (nossa parte pensante) dificulta o orgasmo, à medida que fica perto do clímax o clitóris recolhe informação sensorial do córtex cerebral, do hipotálamo e do sistema nervoso periférico.

O cérebro estimula o clitóris

2 – A mutilação do clitóris é comum em certas culturas

A destruição ou mutilação do clitóris é uma prática lamentavelmente ainda comum em alguns países do mundo. Em alguns casos se costura e fecha a vulva, deixando um único furo para que saiam a urina e a menstruação. Geralmente estas práticas são feitas de forma insalubre, sem médicos, e podem levar a lesões e infecções. Em alguns casos, chegam a levar à morte. Isso é feito em culturas em que se considera que a mulher não deve ter prazer, tido como algo impuro.

1 – O clitóris se exercita

Mulheres que caminham todos os dias por 20 minutos melhoram sua capacidade de chegar ao orgasmo mediante a estimulação do clitóris. Caminhar aumenta a congestão genital de uma mulher em 168% e o efeito persiste por horas.

Conhecia alguma destas curiosidades sobre o clitóris? Quais outras curiosidades sobre sexo gostaria de saber?

Fonte: Site Fatos Ocultos

Anúncios